Repórter Brasil

Localização
São Paulo, SP
Apoiado em
2014
Áreas atendidas
Direitos Humanos e Participação Cívica

Promoção dos Direitos Humanos no Setor Sucroalcooleiro

Combate ao trabalho escravo no setor sucroalcooleiro

Criada em 2001 para fomentar a reflexão e ação sobre a violação aos direitos fundamentais de trabalhadores no Brasil, a Repórter Brasil é hoje uma das mais importantes fontes de informação sobre direitos humanos e trabalho escravo no país. Suas reportagens, investigações jornalísticas, pesquisas e metodologias têm sido usadas por lideranças do poder público, empresarial e da sociedade civil como instrumentos para garantir o respeito aos direitos humanos nas diversas cadeias produtivas do Brasil e do exterior.

A Repórter Brasil desenvolveu uma metodologia para rastreamento de cadeias produtivas, investigando e analisando problemas sociais, trabalhistas e ambientais em relações comerciais. Ao distribuir conteúdos gratuitamente e com licença aberta para livre reprodução, a redação consegue ampliar o alcance de denúncias e colocar na agenda da sociedade brasileira temas de fundamental importância.

Com o apoio da BrazilFoundation, a Repórter Brasil pretende:

• Realizar pesquisa de campo sobre violações aos direitos humanos no setor sucroalcooleiro;
• Produzir e publicar reportagens e cartilhas sobre trabalho escravo e condições socioeconômicas da produção de cana;
• Formar 40 lideranças populares e educadores em região canavieira do estado de São Paulo para promoção dos direitos humanos e combate ao trabalho escravo.

Impacto

Formação de 40 líderes no combate ao trabalho escravo;
Ampliar a mobilização de lideranças sociais e políticas para o respeito aos direitos humanos;
Ampliar a conscientização e as denúncias sobre violações de direitos humanos.

“O setor sucroalcooleiro está expandindo. O momento é ideal para a sociedade civil cobrar que o avanço ocorra com respeito aos direitos dos trabalhadores.”- Marcel Gomes, coordenador do projeto