Revoar

Localização
Rio de Janeiro, RJ
Apoiado em
2018
Áreas atendidas
Educação e Cultura

Revoar

Desenvolvimento de habilidades socioemocionais e autoconhecimento de estudantes e jovens cumprindo medidas socioeducativas

O Revoar nasceu do sonho de trabalhar a educação para promover a integralidade humana a partir do fortalecimento da juventude. A ideia é estimular nos jovens a reflexão sobre suas potências, sonhos e vocações para que façam escolhas mais alinhadas com seus propósitos.
A partir de um percurso pedagógico, busca valorizar as competências socioemocionais, convivência social, autoconhecimento e colaboração, aprendizagens fundamentais para o desenvolvimento integral dos indivíduos e contidas no currículo escolar, mas geralmente pouco trabalhadas. Após a formação, a ideia é abrir oportunidades para que eles sejam futuros facilitadores.
O projeto vai aplicar o percurso com jovens em situação de vulnerabilidade, estudantes de uma escola pública em uma área afetada pela violência e adolescentes cumprindo medidas socioeducativas, em um espaço onde a falta de projetos e oportunidades aumentam as chances de reincidência e a falta de possibilidades de uma vida melhor.

Com o apoio da BrazilFoundation, Revoar pretende:

• Capacitar 35 jovens de escola pública e cumprindo medidas socioeducativas;
• Trabalhar metodologias como Pedagogia da Cooperação, Dragon Dreaming, Coaching, meditação, Comunicação Não-Violenta;
• Produzir projetos de vida (trabalho, pessoal, educação) com os jovens.

Impacto

35 jovens desenvolvendo competências socioemocionais e projetos de vida
Potencializar habilidades para uma vida com novas possibilidades
Tecnologias inovadoras e metodologias colaborativas para o desenvolvimento de jovens

“O impacto na vida dos jovens e no território é extremamente relevante, pois conseguem refletir sobre quem são, suas motivações e os permite expandir sua visão sobre si.” – Equipe Revoar