Saúde Criança São Paulo

Localização
São Paulo, SP
Apoiado em
2014
Áreas atendidas
Negócios Sociais

Costureiros e Artesãos, Protragonistas de Negócios Sociais

Negócio social para o autosustento de famílias de crianças portadoras de doenças crônicas

Cerca de 44% das famílias de São Paulo, que possuem crianças portadoras de doenças crônicas, não têm emprego formal ou informal. Este fator tem alto impacto na impossibilidade de tratamento de seus filhos.

O Saúde Criança São Paulo é uma franquia social da rede Saúde Criança, que trabalha em torno de cinco princípios para inclusão social das famílias destas crianças em situação de extrema vulnerabilidade social: saúde, cidadania, educação, renda e moradia. O projeto propõe a implantação de um sistema de capacitação de mães em confecção de produtos de decoração que serão comercializados em lojas parceiras da organização, o que permitirá um aumento da renda das famílias beneficiadas. Além disso, a ação visa gerar, em futuro próximo, a sustentabilidade da própria organização, já que esta formação é constituída como um negócio social.

Com o apoio da BrazilFoundation, a Saúde Criança São Paulo pretende:

• Desenvolver um atelier de arte, costura e decoração dentro da sede do Saúde Criança SP;
• Realizar oficinas de capacitação para a produção das peças;
• Desenvolver um catálogo de produtos;
• Gerir o negócio social planejado pela organização.

Impacto

Formação em costura e artesanato para mães
Criação de um atelier de arte e costura

“Uma das principais metas da organização é que as famílias possam ter um auto sustento através do próprio trabalho.” – Fernanda Rodrigues Quintas, coordenadora do projeto