Teatro do Sopro/ FEMPTEC

Localização
Rio de Janeiro, RJ
Apoiado em
2015
Áreas atendidas
Saúde

Faça uma doação a este projeto pelo PayPal:




Uma Bela Visita

Palhaço terapêutico auxilia no tratamento de depressão e demência em instituições de atendimento a idosos

A população idosa brasileira está crescendo e pode somar 63 milhões de pessoas até 2050, conforme dados do IBGE. Segundo a Organização Mundial de Saúde, os idosos residentes em instituições de longa permanência possuem altas taxas de depressão e mais de 60% morrem no primeiro ano de internação. Em meio a esse cenário, ainda há pouco planejamento para o desenvolvimento de espaços voltados para esse público.

Com 12 anos de experiência na área, Olivier Hugues Terreault utiliza a metodologia do palhaço terapêutico no tratamento de depressão, Alzheimer e demência de idosos residentes em instituições. O método de trabalho de palhaços hospitalares, conhecido do público infantil no Brasil, será adaptado para o contexto na Casa de Santa Ana e outras entidades localizadas na Cidade de Deus, no Rio de Janeiro.

Com o apoio da BrazilFoundation, o projeto pretende:

• Implementar o projeto piloto envolvendo 8 instituições terapêuticas para idoso;
• Ser referência na área de atenção e cuidado ao idoso.

IMPACTO

650 idosos beneficiados
45 cuidadores treinados
2.600 familiares aconselhados

“A falta de informação sobre como lidar com idosos com desordem mental os torna ainda mais distantes. Com um novo código de comunicação, um novo vínculo surge.”- Olivier Hugues Terreault, palhaço terapêutico e empreendedor social