Universidade da Correria

Localização
Rio de Janeiro, RJ
Apoiado em
2014
Áreas atendidas
Educação e Cultura

Universidade da Correria

Empreendedorismo e inovação social para jovens de territórios populares

Com o objetivo de incentivar o empreendedorismo e a cultura da inovação, nasceu no Complexo da Maré a Universidade da Correria. A ideia surgiu em 2011 de um líder de origem popular com perfil criativo e empreendedor que propõe colaborar com pequenos empreendedores de comunidades e compartilhar conhecimentos com foco em negócios, negócios sociais e outras áreas, integrando saberes já desenvolvidos pelos empreendedores.

A Universidade da Correria utiliza uma metodologia de aprendizado com foco em modelagem, prototipagem e implementação de negócios em territórios populares. Incorpora integrantes de diversos extratos sociais, com finalidade pedagógica, de integração e formação de redes colaborativas. O curso, que reúne atividades presenciais, à distância e abertura de frentes de negócio, é realizado no Rio de Janeiro e São Paulo.

Com o apoio da BrazilFoundation, a Universidade da Correria pretende:

• Implantar uma nova turma para 20 jovens de territórios populares com baixo IDH;
• Promover aulas teóricas e práticas, visitas técnicas e consultoria para cada empreendedor;
• Contribuir para que pelo menos 30% dos negócios se tornem aptos para formalização;
• Realizar o evento “Gambiarra Startup” com foco em pitchs (propostas de investimento) dos empreendedores aos investidores convidados.

Impacto

20 jovens de territórios populares com maior potencial para o empreendedorismo
Inovação social gerando autonomia para uma rede de jovens de comunidades

“Mais do que ‘ensinar’ a fazer negócios, o projeto quer provocar nas pessoas o desejo pela autonomia e pelo processo criativo.” – Dinho, fundador da Universidade da Correria