Quabales e Orquestra de Cordas da Grota unidos pela arte de fazer música
As duas organizações se encontraram em Niteroi para um intercâmbio de saberes
De um lado, os tambores e o axé do Quabales de Salvador. De outro, os instrumentos clássicos da Orquestra de Cordas da Grota, de Niteroi. Os dois grupos estiveram juntos por uma semana no mês de junho, e o resultado foi um verdadeiro espetáculo.
Os dois projetos utilizam a música como ferramenta de inclusão social e cultural e têm muitas experiências para trocar sobre metodologias e práticas musicais. Durante o encontro, os professores da Grota promoveram oficinas de musicalização e os integrantes do Quabales compartilharam seus conhecimentos de percussão. Foram sete dias de muita música e aprendizado! Eles fizeram duas apresentações abertas ao público e já pensam em gravar um EP em conjunto.
O encontro foi realizado com apoio da linha de financiamento de Arranjos Colaborativos, da BrazilFoundation, uma iniciativa inédita no setor social brasileiro, que visa promover um ambiente de troca de conhecimentos, habilidades e metodologias, em um ambiente de aprendizagem entre pares.
“Ficamos muito felizes em receber o projeto Quabales em nossa sede. Desejamos retribuir essa visita indo à Salvador prestigiar esse projeto que, assim como o nosso, é responsável por transformar vidas dos jovens nas regiões onde atuam” – disse Alexandra Seabra, ex-aluna e professora do Espaço Cultural da Grota.
[envira-gallery id=”14957″]