Selecionar 20 organizações que formassem um conjunto representativo do trabalho da BrazilFoundation em seus 10 anos foi uma difícil tarefa. Para dar o devido reconhecimento ao rico universo de instituições e iniciativas que constituem a história da Fundação, sentimos a necessidade de criar, além das organizações selecionadas para apoio, duas categorias adicionais: DESTAQUE, para organizações que se destacaram pelo seu desenvolvimento, projetos e conquistas; e MENÇÃO ESPECIAL, para organizações com bons projetos e grande potencial de ampliar seu desenvolvimento.
ORGANIZAÇÕES SELECIONADAS PARA APOIO EM 2011
Organização: Casa de Santa Ana
Localização: Rio de Janeiro, Rio de Janeiro
Website: http://www.casadesantaana.org.br (em construção)
Projetos apoiados pela BrazilFoundation: Promoção da Saúde do Idoso (2003) e Integração Intergeracional (2005)
Atuando na Cidade de Deus, periferia do Rio de Janeiro, a organização trabalha pela melhoria da qualidade de vida do idoso, na maioria das vezes condenado ao isolamento social, por meio de três eixos: promoção da saúde, com orientação para prevenção e auto-cuidado; oficinas de capacitação de cuidadores, visando sensibilizar e instrumentalizar os familiares e interessados no cuidado a este grupo; e integração intergeracional que motiva e incentiva atividades que unem idosos, crianças, jovens e adultos. Em 2003, através do apoio da BrazilFoundation – que se repetiu em 2005 -, a Casa de Santa Ana estabeleceu uma importante parceria, que permanece até hoje, com Yale Alumni Chorus, após a apresentação do coral americano, formado por ex-alunos da Universidade de YALE, na Cidade de Deus. Essa parceria trouxe estímulo ao coral Vozes da Cidade de Deus, que reúne três gerações da comunidade, e levou-os a participar de encontros com corais de diversos países como Estados Unidos, Canadá e Nova Zelândia, que visitam o Brasil em turnês. Em 2010, a Casa de Santa Ana se tornou Ponto de Cultura.*
* Título de reconhecimento concedido pelo Ministério da Cultura a instituições que desenvolvem ações de impacto sócio-cultural em suas comunidades.
Organização: RECICLARTE – Espaço Cultural da Grota
Localização: Niterói, Rio de Janeiro
Website: http://www.espacoculturaldagrota.org.br
Projetos apoiados pela BrazilFoundation: Música nas Comunidades (2004), Voz e Violinos (2005) e Espaço Cultural da Grota (2006)
Em 1995, um pequeno grupo de crianças e adolescentes foi reunida pelo maestro Márcio Selles em uma casa simples construída ao pé da favela da Grota do Surucucu, em Niterói, para receber aulas de reforço escolar, aprender a tocar instrumentos de corda e ler partituras de música clássica. Nascia a Orquestra de Cordas da Grota, que já se apresentou em Portugal, América Central e Nova York, levada pela BrazilFoundation para tocar no Jantar de Gala de 2006. A parceria com a BrazilFoundation começou em 2004, quando a Fundação apoiou o Reciclarte pela primeira vez permitindo melhorias no pequeno espaço e a compra de novos instrumentos. Foi apoiado novamente em 2005 e em 2006, quando obteve recursos para reformar e ampliar o que atualmente é o Espaço Cultural da Grota, expandindo seu leque de ações. A organização hoje é Ponto de Cultura*, tem uma sede própria e trabalha com mais de 250 alunos. A Orquestra já gravou 2 CDs e 18 integrantes replicam a experiência em outras 9 comunidades para mais de 300 alunos.
* Título de reconhecimento concedido pelo Ministério da Cultura a instituições que desenvolvem ações de impacto sócio-cultural em suas comunidades.
Organização: Instituto de Incentivo à Criança e ao Adolescente de Mogi Mirim – ICA
Localização: Mogi Mirim, São Paulo
Website: http://www.projetoica.org.br/
Projetos apoiados pela BrazilFoundation: Carpe Diem (2002) e ASAS (2005)
O ICA foi fundado em 1997 para atender crianças de comunidades pobres de Mogi Mirim com atividades fora do horário escolar. A organização iniciou um trabalho pioneiro no município, atendendo a 40 crianças com reforço escolar, atividades artísticas e formação cidadã. A iniciativa gerou metodologias de referência em arte-educação, conquistando o respeito e o reconhecimento da comunidade. Hoje multiplica sua metodologia em dois Centros de Referência de Assistência Social, três Escola Municipais e outras organizações sociais. O ICA tornou-se Ponto de Cultura* em 2009.
* Título de reconhecimento concedido pelo Ministério da Cultura a instituições que desenvolvem ações de impacto sócio-cultural em suas comunidades.
Organização: Associação de Formação e Reeducação Lua Nova
Localização: Sorocaba, São Paulo
Website: http://www.luanova.org.br/
Projetos apoiados pela BrazilFoundation: Lua Nova (2004), Comunidade da Lua (2008) e Jovem Desafio (2010)
A Associação Lua Nova foi criada em 2000, na cidade de Araçoiaba da Serra, no interior paulista, com o objetivo de atender jovens grávidas em situação de risco, vulnerabilidade e pobreza extrema. As jovens e seus filhos recebem residência, alimentação, assistência médica, psicológica e educacional que promovem o desenvolvimento psíquico e social com foco no fortalecimento dos laços mãe e filho. As inúmeras necessidades dessas jovens após saírem da casa, geraram desdobramentos e parcerias, como aconteceu com a Ação Moradia, instituição também apoiada pela BrazilFoundation, para a construção de casas e outras qualificações profissionais. A metodologia do Lua Nova é referência no Brasil e reconhecida como uma Boa Prática pela Secretaria Nacional dos Direitos Humanos. Em 2010, a Associação recebeu o Prêmio Changemakers da Ashoka, na categoria Tecnologia Social para Mulheres.
Organização: Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de Ijuí
Localização: Ijuí, Rio Grande do Sul
Projeto apoiado pela BrazilFoundation: Cri-Ação Gepeto (2005)
A Organização foi fundada em 1999 para atender a crianças e adolescentes em vulnerabilidade social e/ou conflito com a lei através de programas e projetos sócio-educativos. O Projeto Cri-Ação Gepeto, apoiado em 2005 pela BrazilFoundation, desenvolveu oficinas educativas de artesanato em madeira, gerando diversas parcerias e beneficiando mais de 200 crianças. A instituição busca mudar a vida dessas crianças e jovens com integração, respeito e dignidade, mostrando a eles que cada um deve ser protagonista da sua própria história.
Organização: Associação Estação da Cultura
Localização: Arcoverde, Pernambuco
Projeto apoiado pela BrazilFoundation: A Gente Construindo (2004)
Em 2001, um grupo de jovens pernambucanos ocupou uma estação ferroviária, abandonada 20 anos antes, no pequeno município de Arcoverde para criar um espaço de arte e cultura. Assim foi criada a Estação Cultura, que precisou lutar contra as tentativas do Poder Público de retirá-los do espaço. A BrazilFoundation foi a primeira instituição a apoiar o grupo, em 2004, e a partir de então a iniciativa obteve o respeito do poder público em todos os níveis, ampliou suas atividades e teve outros projetos aprovados. O espaço tornou-se um efervescente centro cultural e foi o primeiro Ponto de Cultura* a ser reconhecido pelo Ministério da Cultura.
* Título de reconhecimento concedido pelo Ministério da Cultura a instituições que desenvolvem ações de impacto sócio-cultural em suas comunidades.
Organização: Centro de Agricultura Alternativa Vicente Nica – CAV
Localização: Turmalina, Minas Gerais
Website: http://www.cavjequi.org/
Projetos apoiados pela BrazilFoundation: Fortalecimento da Feira Livre dos Agricultores Familiares (2007) e Fortalecimento da Feira Livre dos Agricultores Familiares de Veredinha (2010)
O êxodo das famílias rurais em busca de melhores condições de vida era uma constante para o povo do Vale do Jequitinhonha. Fundado em 1994, o objetivo do CAV é apoiar os agricultores e suas famílias, construindo e difundindo tecnologias alternativas para harmonizar a relação entre eles e os recursos naturais explorados no dia-a-dia das comunidades. Os agricultores participam ativamente das atividades desenvolvidas pelo Centro, desde o planejamento e gestão à execução. O apoio da BrazilFoundation foi importante para que o Centro se projetasse como uma entidade de referência na consolidação de feiras livres de agricultores em toda a região, criando um canal de comercialização para as mercadorias, melhorando a qualidade de vida e reforçando os laços com a terra. Após o apoio inicial da BrazilFoundation em 2007, o número de associados ao CAV subiu de 35 para 76.
Organização: Associação de Paraplégicos de Uberlândia – APARU
Localização: Uberlândia, Minas Gerais
Website: http://www.aparu.org.br/
Projeto apoiado pela BrazilFoundation: Qualificando para Empregar (2003 e 2005)
Fundada em 1979, a APARU é uma instituição criada e dirigida por pessoas com deficiência física em prol da defesa dos direitos humanos e da melhoria da qualidade de vida do deficiente físico. Em 2003, a BrazilFoundation apoiou o Projeto Qualificando para Empregar, que hoje está em sua sétima edição e já ajudou a empregar 354 pessoas. A APARU tem forte papel na adaptação da cidade ao deficiente. Alguns de seus projetos são referência nacional, como a campanha “Uberlândia Sem Barreiras” e a proposição de ações civis públicas a fim de tornar o transporte público interestadual acessível às pessoas com mobilidade reduzida. Atualmente, a APARU trabalha em parceria com o Poder Público local e desenvolve outras ações nas áreas paraesportivas e de sensibilização contra a discriminação. Em 2010, a APARU recebeu o prêmio de Direitos Humanos, na categoria “Garantia dos Direitos das Pessoas com Deficiência”, concedido pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.
Organização: Grupo Sociocultural e Ambiental Cem Modos
Localização: Santa Rita, Maranhão
Projeto apoiado pela BrazilFoundation: Remédios e Comidas de Encantados e Voduns (2003)
O Grupo Cem Modos tem como missão o desenvolvimento social de comunidades do norte do Maranhão, em especial quilombos. Apoiado em 2003 pela BrazilFoundation, com o projeto Remédios e Comidas de Encantados e Voduns – resgatando saberes ancestrais em casas de cultos afro-maranhenses, participam nos processos comunitários e populares, obtendo diversas melhorias na qualidade de vida das comunidades locais. O apoio da BrazilFoundation abriu caminho para vários prêmios e reconhecimentos. Em 2010 tornou-se Ponto de Cultura*.
* Título de reconhecimento concedido pelo Ministério da Cultura a instituições que desenvolvem ações de impacto sócio-cultural em suas comunidades.
Organização: Associação Vidança Cia. de Dança do Ceará
Loalização: Fortaleza, Ceará
Website: http://vidanca.org/
Projetos apoiados pela BrazilFoundation: Vidança (2003) e Tambores do Vidança (2005)
A Cia. de Dança trabalha com crianças e jovens em situação de exclusão social em Vila Velha, na periferia de Fortaleza, utilizando a arte e as diversas linguagens artísticas como possibilidade de formação e meio para o desenvolvimento e a melhoria da qualidade de vida. Apoiado em 2003 e 2005 pela BrazilFoundation, com projetos direcionados para crianças e adolescentes, a companhia desenvolveu suas atividades, ampliando o número de projetos apoiados por outros parceiros. A Cia se apresenta em espetáculos no Ceará e em outros estados do Brasil. Em 2007, apresentou-se no Jantar de Gala da BrazilFoundation, em Nova York. Foi escolhido como Ponto de Cultura* em 2009.
* Título de reconhecimento concedido pelo Ministério da Cultura a instituições que desenvolvem ações de impacto sócio-cultural em suas comunidades.
Organização: Instituto Coração de Estudante
Localização: Pentecoste, Ceará
Website: http://coracaodestudante.blogspot.com/
Projetos apoiados pela BrazilFoundation: Pré-Vestibular Cooperativo (2003), Incubadora de Células Educacionais (2005) e Escolas Populares Cooperativas (2010)
Apoiado pela BrazilFoundation em 2003, em 2005 e 2010, o Instituto Coração de Estudante multiplicou sua atuação de Pentecoste, no Ceará, para 13 outras comunidades. Possibilitou a entrada de mais de 400 estudantes originários do sertão cearense na Universidade Federal do Ceará – alguns deles já se formaram e cursam mestrado e doutorado e muitos são responsáveis pela disseminação de ações educacionais, ao retornarem para suas comunidades e ajudarem no aprendizado de outros estudantes, e pelo desenvolvimento local no estado. Através do protagonismo estudantil e social, o Instituto está promovendo o desenvolvimento de comunidades populares no estado do Ceará e hoje é um modelo de referência nacional em educação.
Organização: Associação Barraca da Amizade
Localização: Fortaleza, Ceará
Website: http://www.barracadaamizade.com/
Projeto apoiado pela BrazilFoundation: Reviver (2009)
Apoiado em 2009 pela BrazilFoundation para desenvolver o projeto Reviver, a Barraca da Amizade tem como objetivo atender adolescentes e jovens em situação de exploração sexual em Fortaleza, possibilitando o acesso dos mesmos ao sistema de garantia de Direitos – SGD. O projeto se tornou programa de referência em Fortaleza e a entidade foi convidada para revisão do Plano Nacional de Enfrentamento à Exploração Sexual em 2010.
Organização: Rede de Mulheres Produtoras do Pajeú
Localização: Afogados da Ingazeira, Pernambuco
Projetos apoiados pela BrazilFoundation: Água Limpa, Alimento Saudável e Saúde no Quintal de Casa (2010)
A Rede de Mulheres é o resultado de um projeto apoiado em 2009 pela BrazilFoundation, proposto pela Casa da Mulher do Nordeste. A iniciativa visava organizar uma rede para o fortalecimento social, político e econômico das mulheres artesãs da região do Pajeú, Pernambuco. Cerca de 450 mulheres de zonas urbanas e rurais passaram a comercializar seu artesanato em Afogados e em municípios vizinhos, participando de feiras e aumentando seu rendimento familiar. Em 2010, com um projeto proposto pela própria Rede, diversificaram suas ações com a produção de alimentos naturais para suas famílias e a comercialização dos excedentes.
Organização: Ação Moradia
Localização: Uberlândia, Minas Gerais
Website: http://acaomoradia.org.br/
Projetos apoiados pela BrazilFoundation: Tijolos Ecológicos (2003), Tijolos Ecológicos – Sistematizando para Multiplicar (2006) e Construção Cidadã (2007)
A Ação Moradia foi fundada em 2000 e tem como missão promover a melhoria da qualidade de vida de famílias em situação de risco social. Através da sua metodologia, as próprias famílias confeccionam os tijolos ecológicos e constroem suas casas, fortalecendo os laços comunitários e familiares. Atualmente desenvolvem empreendimentos econômicos solidários, projetos de segurança alimentar e cidadania responsável. Apoiada em 2003, 2006 e 2007, a organização tem reconhecimento nacional e internacional, tendo atendido até hoje mais de 2800 famílias. Sua tecnologia foi replicada por outras duas instituições também apoiadas pela BrazilFoundation.
Organização: Centro de Educação Popular e Formação Social – CEPFS
Localização: Teixeira, Paraíba
Website: http://www.cepfs.org/
Projetos apoiados pela BrazilFoundation: Convivência com a Realidade Semi-árida (2006) e Difusão de Tecnologias para Segurança Hídrica no Semi-árido (2008)
O CEPFS busca promover o desenvolvimento com a potencialização dos saberes e vocações locais através da produção e difusão de tecnologias socioambientais e da formação de capital social, a fim de alcançar o desenvolvimento humano sustentável no semi-árido brasileiro. Estimula a participação efetiva das famílias, para que essas se descubram como atores sociais capazes de mudar a realidade onde vivem. Foi apoiado em 2006 e 2008 pela BrazilFoundation, e em 2007 através da Doação Recomendada* com o projeto Água para a Vida. Recebeu vários prêmios e reconhecimentos nacionais e internacionais, como o Prêmio von Martius de Sustentabilidade e o credenciamento do coordenador como Empreendedor Social da Ashoka em 2008, e é referência em Tecnologias Ambientais no Brasil.
*Doação Recomendada é um programa da BrazilFoundation que viabiliza, para empresas e indivíduos nos EUA, doações a projetos sociais de sua escolha no Brasil.
Organização: Thydewa
Localização: Salvador, Bahia
Projeto apoiado pela BrazilFoundation: Índio quer Paz (2004)
Fundada em 2002 na Bahia com o objetivo de promover o diálogo intercultural para a diminuição do preconceito e da violência, a Instituição foi apoiada em 2004 pela BrazilFoundation com o projeto Índio quer Paz, que desenvolveu atividades nas escolas para promover o conhecimento e o respeito à população indígena na região. Desde então, recebeu vários prêmios na área de Direitos Humanos, conseguiu parcerias com Ministérios, associações indígenas locais e organizações internacionais. Tornou-se Pontão de Cultura* em 2010 e ganhou o Prêmio de Cultura Digital, concedido pelo Ministério da Cultura, por utilizar novas tecnologias de comunicação e informação na luta pelo direito e pela preservação cultural indígena.
* Título de reconhecimento concedido pelo Ministério da Cultura a instituições que desenvolvem ações de impacto sócio-cultural em suas comunidades.
Organização: Associação de Desenvolvimento Agrícola e Comunitário de Lagoa da Boa Vista
Localização: Lagoa da Boa Vista, Bahia
Projetos apoiados pela BrazilFoundation: Arte na Roça (2007) e Aproximando Escola e Comunidade (2008)
Localizada em uma comunidade agrícola do interior da Bahia, a associação é um exemplo significativo de como uma organização muito pequena, com pequenos recursos mas um bom acompanhamento, pode alcançar bons resultados. Apoiada pela BrazilFoundation inicialmente com um Prêmio Incentivo para o projeto Arte na Roça em 2007 e em 2008 com a proposta Aproximando Escola e Comunidade, a organização foi reconhecida pela Secretaria Municipal de Educação, fez parceria com o HSBC e é respeitada em todo o município pelo trabalho que desenvolve, sendo a única na região que trabalha com educação. Além disso, desenvolveu grupos de teatro, dança, capoeira e futebol com as crianças e jovens da comunidade local.
Organização: Coletivo Ação Juvenil de Tucano
Localização: Tucano, Bahia
Projeto apoiado pela BrazilFoundation: Participação Juvenil no Orçamento Municipal (2009)
Com o apoio de diversas organizações populares sisaleiras do semi-árido baiano, o Coletivo foi fundado em 2004 com o objetivo de formar lideranças jovens para mobilização e atuação em políticas públicas voltadas para a juventude nos municípios e na região. A BrazilFoundation apoiou, em 2009, o projeto Participação Juvenil no Orçamento Municipal para a organização da juventude na participação e intervenção no orçamento público. Teve como resultado a garantia de diversas emendas nos orçamentos municipais voltadas para políticas de esporte, cultura, educação e geração de renda para a juventude.
Organização: Rádio Comunitária Santa Luz FM
Localização: Santa Luz, Bahia
Website: http://santaluzfm.blogspot.com/
Projeto apoiado pela BrazilFoundation: Partilhando Comunicação com a Comunidade (2007)
Criada para ser um canal de comunicação, em 1998, divulgando a cultura local e regional, a rádio discute o desenvolvimento local, a fim de ajudar a população na fiscalização do uso dos recursos públicos e garantir a informação sobre os direitos e deveres do cidadão. Depois de nove anos lutando pela Outorga do Ministério das Comunicações que permitisse seu funcionamento, conseguiu a concessão após receber o apoio da BrazilFoundation. É extremamente ativa dentro dos objetivos propostos, tendo parcerias com a Universidade de Feira de Santana, e com o Instituto Maria Quitéria, organização também apoiada pela BrazilFoundation, com escolas e cooperativas.
Organização: Movimento de Mulheres Nordeste Paraense
Localização: Capanema, Pará
Projeto apoiado pela BrazilFoundation: Mulheres Protagonistas do Desenvolvimento (2006)
Em 1997, trabalhadoras rurais, urbanas, quilombolas, ribeirinhas e extrativistas se reuniram no MMNEPA para enfrentar a cultura da violência contra a mulher, promovendo o reconhecimento dos seus direitos e de condições concretas para o exercício da cidadania e igualdade. A organização foi apoiada pela BrazilFoundation em 2006 com o projeto Mulheres Protagonistas do Desenvolvimento, passando a atuar com mais qualidade em espaços de controle social e conseguindo um assento no Conselho Estadual dos Direitos da Mulher.
Organizações DESTAQUE: receberão divulgação no site e na publicação BrazilFoundation10 Anos e disponibilização da metodologia para resgate de memória e sistematização, produzida para o Projeto 10 Anos.
DESTAQUES
Organização | Cidade | Estado |
Sudeste | ||
Núcleo Especial de Atenção à Criança – NEAC | Campo Grande | RJ |
Programa Social Crescer e Viver | Rio de Janeiro | RJ |
Instituto de Artes Tear | Rio de Janeiro | RJ |
Associação de Apoio ao Projeto Quixote | São Paulo | SP |
Associação Educacional e Assistencial Casa do Zezinho | São Paulo | SP |
Sul | ||
Instituto Agroflorestal Bernardo Hakvoort – IAF | Turvo | PR |
Nordeste | ||
Fundação Brasil Cidadão para Educação, Cultura e Tecnologia – FBC | Fortaleza | CE |
Instituto de Ecocidadania Juriti | Joazeiro do Norte | CE |
Sociedade Musical 5 de Novembro -REVOLTOSA | Nazaré da Mata | PE |
Grupo Mulher Maravilha | Recife | PE |
Centro Diocesano de Apoio ao Pequeno Produtor | Pesqueira | PE |
Associação das Mulheres de Nazaré da Mata – AMUNAM | Nazaré da Mata | PE |
Fundação de Defesa dos Direitos Humanos Margarida Maria Alves | João Pessoa | PB |
MENÇÃO ESPECIAL: divulgação no site e na publicação BrazilFoundation 10 Anos e inserção no Banco de Projetos da BrazilFoundation.
Organização | Cidade | Estado |
Sudeste | ||
Espaço Artaud | Rio de Janeiro | RJ |
Grupo Sócio-Cultural Código | Japeri | RJ |
OCA – Instituto de Assistência, Tratamento, Capacitação e Pesquisa em Saúde, Educação e Cultura | Teresópolis | RJ |
Associação Cultural e Comunitária de São Gonçalo “SEMPRE VIVA” | São Gonçalo do Rio das Pedras | MG |
Instituto Maramar para a Gestão Responsável dos Ambientes Costeiro e Marinho de Santos | Santos | SP |
Sul | ||
Associação de Pais e Professores da Escola de Educação Básica São José | Herval d’Oeste | SC |
Associação de Trabalhadores em Ofícios Vários, Carroceiros e Catadores de Materiais Recicláveis – ATRACAR | Gravataí | RS |
Nordeste | ||
Associação Comunitária dos Moradores de Caponga da Bernarda | Aquiraz | CE |
Centro das Mulheres da Vitória de Santo Antão | Vitória de Santo Antão | PE |
Grupo de Apoio aos Meninos de Rua – GAMR | Gravatá | PE |
Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público do Município de Gentio do Ouro – SINDSERV | Gentio do Ouro | BA |
A BrazilFoundation agradece a todos que responderam ao nosso Edital e a valiosa contribuição que nos deram neste processo de análise e reflexão sobre nosso trabalho.