ACECCI estimula participação cívica no Ceará

12/10/2016 • Publicado em Projetos apoiados

Auditoria na saúde pública estimulando a participação cidadã

 
Durante sua atuação mais recente, a ACECCI treinou 30 voluntários para auditar as 12 unidades básicas de saúde de Jardim, região do Cariri no Ceará. Todos são moradores do município e se empenham para contribuir na melhoria da gestão pública de sua cidade. Nesta visita, foram documentadas, em um relatório de 63 páginas, diversas falhas: estoque insuficiente de medicamentos, falta e má conservação de equipamentos médicos, a necessidade de reparos de infraestruturas básicas e novas construções.

Em cada auditoria, a ACECCI verifica as condições de serviços públicos analisando condições de trabalho da equipe, qualidade dos equipamentos, estrutura física do local, fornecimento de materiais necessários para o trabalho, gestão do local. A iniciativa ajuda a cobrar do governo local e estadual suas responsabilidades por possíveis falhas nos serviços públicos de saúde, educação e infraestrutura. Após as visitas, um relatório é preparado com as deficiências encontradas e divulgado para a sociedade e órgãos competentes, estipulando prazos para o cumprimento das resoluções – com medidas imediatas e para até 120 dias – que são publicamente anunciados e entregues para funcionários do governo e políticos.

Este tipo de ação capacita e incentiva a participação da sociedade civil para o acompanhamento e fiscalização das contas do município. Está ganhando ampla divulgação e tem inspirado outros municípios a criar grupos de controle social com a mesma finalidade.

O relatório completo pode ser visto aqui.

[envira-gallery id=”16198″]