Ricardo Martiniski esteve na sede da instituição que combate a violência sexual e doméstica e relata o que encontrou por lá:
“Onde há uma alma, há esperança” – estas foram algumas das primeiras palavras de Sandra Dolores de Paula Lima, presidente e fundadora da Associação Fênix, instituição localizada na minha cidade-natal, Curitiba (PR). A Associação Fênix foi apoiada pelaBrazilFoundation pela primeira vez em 2013 e este ano recebe seu segundo apoio da fundação.
A missão da organização é combater a violência sexual e doméstica e o preconceito em relação ao HIV/AIDS através de informação e da oferta de apoio psicossocial a crianças, adolescentes e suas famílias, proporcionando a construção de uma nova realidade social.
“O que mais me chamou a atenção no trabalho incrível feito pela equipe da Fênix é o foco dado aos casos atendidos, baseado na mediação de conflitos dentro das famílias. Ao invés de abordar as questões de violência e abuso apenas com a vítima, a equipe da trabalha com diversos membros da família, incluindo o suposto abusador. De acordo com a Sandra, é muito importante entender a perspectiva do abusador para melhor mediar o conflito e ultimamente ajudá-lo.” conta Ricardo
A Associação Fênix já se tornou referência em Curitiba pelo trabalho que desenvolve e, apesar de ser uma instituição grande, fica evidente a necessidade de doações para que a instituição continue seu trabalho. Atualmente, a Fênix tem quase 3.000 famílias cadastradas e uma fila de espera para atendimento em fim de junho. Os recursos recebidos pela associação destinam-se ao pagamento do aluguel e de benfeitorias na casa em que a instituição opera em Curitiba, pagamento da equipe multidisciplinar de atendimento, bem como financiamento dos diversos programas, palestras e inciativas da Associação.