Litro de Luz – levando iluminação para comunidades do Amazonas
Garrafa PET e energia solar. Essas são as ferramentas utilizadas pelo Litro de Luz para levar luz para comunidades do norte do Brasil, região onde há maior dificuldade de acesso à energia elétrica – segundo o IBGE, mais de 715 mil famílias ainda não possuem acesso a rede elétrica no Brasil, e no Amazonas, cerca de 5,6 mil comunidades rurais não têm acesso regular à eletricidade.
Durante 5 dias voluntários e moradores ribeirinhos trabalharam juntos para iluminar casas, escolas, ruas e praças de Caapiranga, Amazonas, com uma tecnologia sustentável e de baixo custo – a metodologia utiliza a luz natural por meio de garrafas PET recicladas como fonte de luz. A ideia é compartilhar a metodologia com os moradores para que eles próprios possam fazer a manutenção e replicar a tecnologia para outras comunidades.
A iluminação ajuda a diminuir o índice de violência e melhora as condições de trabalho, estudos e qualidade de vida.
“Graças ao recurso fornecido pela BrazilFoundation em parceria com a Fundação Affonso Brandão, pudemos realizar nossa primeira ação na Amazônia, implantando 20 postes e 10 lampiões solares em comunidades ribeirinhas, além de formar e capacitar nossos primeiros embaixadores (moradores da comunidade que serão responsáveis por replicar nossa tecnologia para outras comunidades mais distantes).” – Laís Higashi, presidente do Um Litro de Luz.
Um Litro de Luz é uma iniciativa desenvolvida em 21 países, para fornecer fonte de luz econômica e sustentável para comunidades que não possuem acesso à eletricidade.
“Queremos alcançar um mundo onde toda criança possa ler um livro dentro de casa e onde luz não seja apenas para quem possa pagar.” – Vitor Belota, fundador do Um Litro de Luz – Brasil.
Fotos: Bruna Arcangelo Toledo
[envira-gallery id=”15920″]