PRÊMIO DE INOVAÇÃO COMUNITÁRIA 

Prêmio de Inovação Comunitária é uma iniciativa lançada em 2016 pela BrazilFoundation focada no financiamento de iniciativas informais (OPs) identificadas pela Rede de Lideranças da Fundação. Os objetivos deste prêmio são: democratizar acesso a recursos; testar a ideia de que organizações financiadas podem também ser financiadoras (além de executarem programas); incentivar protagonismo e liderança; criar um ecossistema que incentive a inovação e descoberta de novas tecnologias sociais. O Prêmio é co-patrocinado pela BrazilFoundation, responsável pelo investimento financeiro e pelas seguintes organizações Madrinhas – que são responsáveis pela identificação, monitoramento e mentoria das inciativas:

 

ORGANIZAÇÕES MADRINHAS PARTICIPANTES

Agência de Desenvolvimento Econômico Local (ADEL) | Norte do Ceará ([email protected])

Associação Ateliê de Ideias | Vitória, ES ([email protected])

Associação Barraca da Amizade – Regionais V e VI | Fortaleza, CE ([email protected])

Associação Florescer | Macapá, Santana e Assentamento Bom Jesus – Tartarugalzinho, AP ([email protected])

Associação Renascer Mulher | Região Metropolitana de Salvador, BA ([email protected])

Casa do Rio | Careiro Castanho, AM ([email protected])

Centro de Arte e Promoção Social (CAPS) | Região do Grajaú – São Paulo, SP ([email protected])

Centro de Educação Popular e Formação Social (CEPFS) | Paraíba ([email protected])

Espaço Democrático de União, Convivência, Aprendizagem e Prevenção (EDUCAP) | Complexo do Alemão, Rio de Janeiro, RJ ([email protected])

FA.VELA | Belo Horizonte, MG ([email protected])

Instituto Brasileiro de Estudos e Apoio Comunitário (IBEAC) | Regiões Periféricas – São Paulo, SP ([email protected])

Instituto Banco da Periferia | Fortaleza, CE ([email protected])

Instituto Coração de Estudante | Região do Vales dos Rios Curu e Canindé e no município de Fortaleza, CE ([email protected])

Instituto Cultural Pólen | Rio de Janeiro, Vale do rio São Francisco (Petrolina-PE e Juazeiro-BA) e Sertão do Araripe ([email protected])

Instituto Luther King | Campo Grande, MS ([email protected])

Instituto de Pesquisa da Diversidade Intercultural (IPEDI) | Estado do Mato Grosso do Sul ([email protected])

Laboratório Brasileiro de Cultura Digital | Município de São Paulo, SP ([email protected])

Movimento de Mulheres do Nordeste Paraense (MMNEPA) | Região do Nordeste do Estado do Pará, PA ([email protected])

ONG Amigos da Vida | Brasília, DF ([email protected])

THYDEWÁ | Comunidades Indígenas na Região Nordeste do Brasil, foco especial PE, SE, AL e BA ([email protected])

 

O QUE SÃO OPs?

São iniciativas informais, que não possuem CNPJs. Não são Associações, nem Institutos, nem Cooperativas.

OP significa, carinhosamente, “Outra Parada”

Organizações da rede de parceiros da BrazilFoundation foram convidadas a se inscreverem como “Organizações Madrinhas” e identificar iniciativas em seus respectivos territórios e áreas de atuação que:

  1. Gerem resultados para além dos indivíduos proponentes e suas famílias;
  2. Respondam de forma clara a um determinado tipo de problema social;
  3. Estimulem Protagonismo e Liderança;
  4. Incentivem a descoberta e teste de novas abordagens e tecnologias sociais.

20 organizações em 14 estados estão participando desta segunda edição do Prêmio. Cada Madrinha pode inscrever até 5 iniciativas, e não mais do que 3 serão financiadas.

 

FINANCIAMENTO

O financiamento para essas iniciativas informais, individuais ou coletivas será de até R$5 mil. Iniciativas que apresentarem valores superiores serão desclassificadas.

Indivíduos ou grupos proponentes precisam se inscrever via uma das Organizações Madrinhas listadas acima. As Organizações Madrinhas, além de identificarem iniciativas junto ao público alvo ou nos territórios onde atuam, serão responsáveis pelo repasse dos recursos, monitoramento das iniciativas, bem como pelo apoio e mentoria.

 

NÃO PODEM SE INSCREVER

Ficam excluídas da premiação iniciativas vinculadas a partidos políticos; instituições com fins religiosos; sindicatos; ou orientados EXCLUSIVAMENTE para: pesquisas; viagens e congressos; eventos; obras/reformas; publicações; compra de material/equipamento; mensalidades; bolsa de estudo. Não podem se inscrever iniciativas premiadas na primeira edição ou iniciativas propostas por parentes ou funcionários das organizações madrinha.

 

PROCESSO DE SELEÇÃO

1. Entrar em contato com uma das Organizações Madrinhas acima em seu território de atuação.

2. Inscrições: Deverão ser feitas através do formulário online no final desta página, até dia 3 de fevereiro.

3. Análise das Propostas: Será feita na primeira quinzena de fevereiro de 2017. A equipe da BrazilFoundation não irá conduzir visitas de campo ou entrevistas com os indivíduos proponentes, as mesmas serão feitas pelas organizações madrinhas. Cada Madrinha pode inscrever até 5 iniciativas. Caso mais de 5 iniciativas submetam propostas por meio do formulário online, a Madrinha terá um prazo entre 6-9 de fevereiro para indicar suas 5 favoritas para votação.

4. VotaçãoUm coordenador de cada Organização Madrinha será convidado para participar da Banca, junto com a equipe programática da BrazilFoundation. A Votação será realizada online durante o período de 10-17 de fevereiro.

5. Divulgação dos Resultados: No dia 22 de fevereiro de 2017 no site da BrazilFoundation.

6. Liberação dos recursos: A partir de 3 de março de 2017.

 

MONITORAMENTO E PRESTAÇÃO DE CONTAS

Iniciativas selecionadas devem ter duração máxima de seis meses, entre Março e Agosto de 2017. Pelo menos R$500 devem ser alocados para registro fotográfico e em vídeo das iniciativas realizadas. Prazo para envio do relatório de conclusão do projeto é 31 de Agosto.

 

PREMIAÇÃO

Os resultados serão compartilhados e as melhores iniciativas irão concorrer ao II Prêmio de Inovação Comunitária, com escolha feita pelas organizações madrinhas e equipe da BrazilFoundation. Os 3 primeiros colocados receberão renovação de apoio, acesso a integrar a Rede de Lideranças da BrazilFoundation, participar dos workshops de capacitação em 2018. Um representante da iniciativa com mais votos ganhará uma viagem para os EUA junto a um representante da Organização Madrinha, para compartilhar experiências.

 

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO