Associação Colônia de Pescadores Z93 de Ananindeua

Localização
Ananindeua, Pará
Apoiado em
2012
Áreas atendidas
Desenvolvimento Socioeconômico

Projeto Vivência Ribeirinha – Dignidade para as Comunidades Ribeirinhas das Ilhas de Ananindeua

Nas ilhas de Ananindeua, um território recortado por rios que constituem 15 ilhas, das quais, 13 estão situadas na Região Metropolitana de Belém, a vida econômica está concentrada na pesca artesanal, no extrativismo vegetal e na prestação de serviços. Recentemente, as tradicionais formas de extração e a oferta de recursos exploráveis estão em franco declínio. As práticas danosas e abusivas de extração de açaí têm levado ao esgotamento e produzido frutos de baixa qualidade, ao passo que a pesca tradicional enfrenta a concorrência desleal de pescadores clandestinos alheios à importância do defeso e do uso de redes adequadas.

Paralelamente, o pertencimento afetivo das comunidades a terra é confrontado pelo fascínio da vida na metrópole. A dificuldade de sobrevivência aliada à falta de perspectivas transforma Ananindeua em um lugar onde a juventude não se arrisca a sonhar, onde a vida carece de impulso e o espírito coletivo se enfraquece. Em meio a essa desestruturação social e econômica, a Colônia de Pescadores Z93 Ananindeua nasce como promotora e aglutinadora de interesses coletivos. A proposta é orientar um trabalho de atendimento às necessidades das populações ribeirinhas representadas.

Com o apoio da BrazilFoundation a associação buscará instituir iniciativas econômicas nas comunidades das ilhas de Ananindeua, com atividades que visam alcançar o desenvolvimento sustentável e solidário, valorizando as práticas das lideranças comunitárias e produtores comunitários e fortalecendo, nas famílias, o espírito comunitário que há muito permeia as ações e a própria vida ribeirinha das Ilhas de Ananindeua.

http://vivenciaribeirinha.blogspot.com.br/