Embaixadores de Minas

Localização
Belo Horizonte, MG
Apoiado em
2018
Áreas atendidas
Educação e Cultura

Embaixadores da Escola

Educação empreendedora para o protagonismo de adolescentes e jovens na resolução de problemas em suas escolas e comunidades

Os Embaixadores de Minas atuam em escolas públicas estimulando o protagonismo de crianças e jovens por meio de educação empreendedora. Formado por ex-alunos da rede pública, desenvolveram uma metodologia que utiliza jogos para que os alunos se percebam como agentes de transformação em suas escolas, famílias e comunidades.

A tecnologia social desenhada pelo grupo é pautada nas vivências de cada um e guiada pelo questionamento do que eles gostariam de ter experienciado na escola. A jornada inovadora usa metodologias ativas baseadas na educação mão na massa, unindo projetos e gamificação para propor soluções reais para desafios concretos.

O projeto propõe formar multiplicadores jovens entre 18 e 26 anos que vão atuar como facilitadores e disseminadores do método, levando para mais escolas a jornada criativa – com iniciativas e projetos desenhados, executados, geridos e liderados por eles mesmos com o objetivo de melhorar essas instituições.

Com o apoio da BrazilFoundation, Embaixadores de Minas pretende:

• Realizar a formação de 20 novos multiplicadores;
• Aplicar a metodologia em 10 escolas;
• Realizar mutirões de transformação em cada uma dessas escolas;
• Mobilizar comunidade, pais e funcionários para participarem do processo;
• Realizar imersão para revisitar a metodologia e propor melhorias.

Impacto

Crianças e jovens sendo agentes de transformação em suas escolas
Educação empreendedora para alunos de escolas públicas
Jovens multiplicadores levando a metodologia para 10 escolas

“Em um país que apresenta um cenário sedento por soluções e propostas, o escalonamento dessa tecnologia social se apresenta urgente e necessário.” – Equipe Embaixadores de Minas