Fundação Pedro Américo

Localização
Campina Grande, PB
Apoiado em
2017
Áreas atendidas
Desenvolvimento Socioeconômico

TemperArt – Coorperativa de Temperos Gourmets com Arte

Geração de renda para mulheres por meio da produção de temperos autorais

O Nordeste tem enfrentado um forte período de seca nos últimos anos, aumentando o grau de vulnerabilidade de sua população rural. A situação impõe desafios de se criar estratégias alternativas de geração de renda e inclusão social e econômica, que contribuam para garantir oportunidade e autonomia para grupos mais vulneráveis.

A Fundação Pedro Américo atua há treze anos na região rural de Campina Grande contribuindo para o desenvolvimento sociocultural do estado e gerando oportunidade de renda junto às mulheres de assentamentos rurais da região, por meio de cooperativismo e foco na economia solidária.

O projeto TemperArt é uma proposta diferenciada de produção de temperos orgânicos com misturas especiais, receitas inovadoras e sem concorrência no mercado formal, sem adição de químicas e com técnicas diferenciadas. O projeto formará uma cooperativa de mulheres do assentamento que terão os seus temperos comercializados em feiras e no comércio alimentício da cidade.

Com o apoio da BrazilFoundation, o projeto vai realizar:

• Capacitação das mulheres em plantação e produção de temperos;
• Realização de um plano de negócios com a participação do grupo;
• Oficina de Cooperativismo e Economia Solidária;
• Participação em feiras e mercados.

Impacto

30 mulheres produzindo e gerando renda
Fomento para comercialização em feiras e comércio
Fortalecimento do empreendedorismo popular e solidário

“Os temperos são vendidos pelas participantes do projeto, e tem a finalidade de ser um produto de boa qualidade, diferenciado e com preço acessível.” – Equipe Fundação Pedro Américo