Instituto Fazer Acontecer

Localização
Salvador, BA
Apoiado em
2019
Áreas atendidas
Educação e Cultura

Fazendo Acontecer a Educação com o Esporte

Capacitação de socioeducadores em práticas esportivas para inclusão e socialização de crianças e adolescentes

O Instituto Fazer Acontecer utiliza o esporte para promover educação e a cidadania para crianças e adolescentes de comunidades vulneráveis. Capacita socioeducadores para o uso da metodologia Esport3, prática que estimula o diálogo, o desenvolvimento de habilidades pessoais e a emancipação dos alunos usando jogos como ponte.

O IFA atua em parceria com o Estado visando mudanças nas políticas públicas – demonstra a relevância das ações e da metodologia para que seja replicada pelo poder público nas comunidades atendidas. Das cidades que já participaram do programa até 2018, 65% aderiram à metodologia e deram continuidade às ações.

O projeto será realizado em Castelo Branco, bairro popular de Salvador, maior capital do nordeste mas que ainda apresenta muitas violações de direitos, especialmente das populações mais pobres. A proposta é capacitar 30 socioeducadores e realizar atividades com 60 adolescentes e jovens no bairro, estimulando a participação igualitária de meninos e meninas.

O apoio da BrazilFoundation vai possibilitar:

• Capacitação de 30 socioeducadores da rede pública municipal;
• Atividades com 60 adolescentes de Castelo Branco;
• Articulação de dois intercâmbios e um festival entre grupos de jovens de diferentes cidades.

Impacto

6 mil crianças e adolescentes já atendidos
30 socioeducadores capacitados
60 adolescentes ampliando suas habilidades pessoais

“Utilizamos o lado lúdico e educativo do esporte para difundir valores como solidariedade, respeito, honestidade e cooperação.” – Equipe Fazer Acontecer