Instituto Profissionalizante Mangueira

Localização
Rio de Janeiro, RJ
Apoiado em
2016
Áreas atendidas
Desenvolvimento Socioeconômico

Faça uma doação a este projeto pelo PayPal:




Projeto Mangueira Beleza

Qualificação profissional para promover autonomia e independência econômica de mulheres

O mercado de beleza brasileiro cresce 13% ao ano. O Brasil é o terceiro maior consumidor de produtos de beleza e o segundo maior consumidor de produtos de cuidados para os cabelos. A partir destes dados, o Instituto Profissionalizante Mangueira criou o Mangueira Beleza, que oferece qualificação profissional para promover autonomia e independência econômica de mulheres. O projeto também conta com educação financeira e dicas de gestão para que as mulheres possam empreender de forma rentável e competitiva.

Fundado em 2001, o Instituto oferece cursos profissionalizantes em construção civil, hidráulica, elétrica e marcenaria para 260 adolescentes e jovens anualmente. Há alguns anos abriu uma área dedicada à mulheres com o objetivo de diminuir a desigualdade de gênero nas favelas e, com isso, a violência doméstica.

Com o apoio da BrazilFoundation, o Mangueira Beleza propõe:

• Promover formação profissional integral a 150 mulheres;
• Capacitação de 200 horas em técnicas de cabeleireiro e 200 horas de manicure e pedicure, possibilitando inserção no mercado de trabalho e geração de renda;
• Formação profissional de 40 horas em gestão empreendedora e educação financeira, com a parceria metodológica da FAETEC, preparando‐as para organizar seu próprio negócio.

Impacto

Formação Profissional para 150 mulheres
Qualificação técnica, gestão empreendedora e educação financeira
Mulheres com autonomia e independência econômica

“O projeto Mangueira Beleza é referência para empresas que buscam profissionais capacitadas” ‐ Equipe do Projeto