Ong Ágatha

Localização
Aracaju, SE
Apoiado em
2019
Áreas atendidas
Direitos Humanos e Participação Cívica

FOPS – Formação Educacional e Profissional Social

Alfabetização, qualificação profissional e empreendedorismo para jovens, adultos e egressos do sistemo prisional

Sergipe lidera o ranking nacional de homicídios e de mortes entre jovens de 15 a 29 anos, segundo dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública e do IPEA. No estado o índice de desemprego atingiu 17,1% em 2018, a maior marca histórica.

A ONG Ágatha oferece cursos gratuitos para jovens e adultos em Aracaju. Um dos eixos do trabalho é a reintegração social de egressos e egressas do sistema prisional, especialmente mulheres com histórico de violência doméstica, dependência química e vulnerabilidade econômica.

O projeto vai oferecer cursos de alfabetização e profissionalizantes no bairro Aeroporto e adjacências, que concentra parte da população em estado de vulnerabilidade social, econômica, além de egressos do sistema prisional e suas famílias. O objetivo é preparar os alunos para o mercado de trabalho e contribuir para diminuir a reincidência criminal que chega a 40% no local.

O apoio da BrazilFoundation vai possibilitar:

• Cursos de informática, design gráfico e web, vendas, gestão empresarial e empreendedorismo;
• Formação empreendedora para jovens em risco social;
• Parceria com a Vara criminal e de execuções penais de Aracaju para encaminhamento dos egressos do sistema prisional para os cursos;
• Parceria com escolas municipais e estaduais dos bairros.

Impacto

Educação básica e profissionalizante para egressos
240 alunos alcançados por ano
Jovens preparados para o mercado de trabalho e empreendendo seu próprio negócio

“O projeto se faz necessário para oferecer a essa população oportunidade de desenvolvimento individual e coletivo através da ressocialização, educação, profissionalização.” – Equipe Ong Ágatha