Renovatio

Localização
São Paulo, SP
Apoiado em
2017
Áreas atendidas
Negócios Sociais

Ótica Popular Verbem

Rede de óticas populares dando acesso a óculos de qualidade e baixo custo

No Brasil, cerca de 27,5 milhões de pessoas em idade economicamente ativa precisam de óculos e não sabem. A limitação provocada pela falta de óculos tem grande impacto socioeconômico: aumenta o desemprego, a queda de produtividade e mais acidentes de trabalho, além do efeito na qualidade de vida. Segundo o Programa Alfabetização Solidária, o maior motivo de evasão escolar no país está relacionado à deficiência visual. O alto custo dos óculos e a falta de estrutura para a fabricação são alguns dos fatores que limitam o acesso.

A Renovatio, por meio da programa VerBem, produz óculos de qualidade e baixo custo e já melhorou a visão de cerca de 15.000 pessoas, realizou mais 2400 exames gratuitos com os consultórios oftalmológicos itinerantes e gerou R$ 125 mil de renda para os produtores.

O projeto propõe a criação de uma rede de óticas populares formada por vendedores comunitários para dar acesso à população que não pode pagar pelos altos preços, utilizando um modelo autossustentável.

Com o apoio da BrazilFoundation, a Renovatio pretende:

• Criar uma rede de óticas populares para dar acesso a óculos de qualidade e baixo custo em São Paulo, Rio de Janeiro e Manaus com 100 micro- franqueados;
• Vender/doar 30.000 óculos.

Impacto

Óticas populares formadas por vendedores comunitários
Venda/doação de 30 mil óculos
Acesso a óculos de qualidade e baixo custo

“Trabalhamos na inserção social de pessoas marginalizadas, dando a elas oportunidade de trabalho, estudo e profissionalização.” – Equipe Renovatio