BrazilFoundation lança 4º Prêmio de Inovação Comunitária

12 de agosto de 2019 • Publicado em Editais

BrazilFoundation lança IV Prêmio de Inovação Comunitária

O objetivo é impulsionar iniciativas informais comunitárias e fortalecer seus territórios

O Prêmio de Inovação Comunitária vai investir em iniciativas informais, selecionadas por uma rede de organizações parceiras da BrazilFoundation (BF), que atuem para promover o fortalecimento e desenvolvimento de seus territórios e comunidades. Em sua quarta edição, o prêmio tem o objetivo de democratizar acesso a recursos financeiros e técnicos, incentivando organizações financiadas pela BF a atuarem como financiadoras, para assim estimular o protagonismo local e o fortalecimento territorial. Nas três primeiras edições foram financiadas 182 iniciativas em parceria com 79 organizações mentoras de 45 estados.

Este ano, 10 organizações sociais da rede da BrazilFoundation que estão recebendo apoio para projetos de desenvolvimento institucional vão identificar iniciativas em seus territórios de atuação que respondam de forma clara a um determinado tipo de problema social, podendo, assim, gerar resultados para o coletivo e incentivar a descoberta de novas abordagens e tecnologias sociais para a resolução dos problemas.

As inscrições só podem ser feitas via organizações mentoras, que podem indicar até cinco iniciativas para participar da seleção. Após esse processo, as três (3) melhores iniciativas de cada mentora serão escolhidas em uma votação interna e receberão investimento de R$ 5.000,00 cada.

Como responsáveis pelo financiamento, as mentoras têm a oportunidade de compartilhar suas experiências e conhecimentos, estimulando colaboração e trabalho em rede. “Estamos muito contentes com a possibilidade de multiplicar o que aprendemos em nossos quase 18 anos de atuação. E participar como uma organização mentora está ampliando a nossa visão sobre as demais iniciativas do território, bem como a responsabilidade em apoiar novas ações, potencializando a importância do trabalho do terceiro setor.” – Marcelo Ruschel, do WimBelemDon (Organização mentora)

Marcia Rolon, do Moinho Cultural, de Mato Grosso do Sul, que participa como organização mentora, avalia a experiência do Prêmio: “Poder contribuir para a concretização do sonho de outros parceiros, de quem está próximo, fazer acontecer e participar, construir junto é engrandecedor. Faz-nos crescer ainda mais tanto como profissionais quanto como instituição.”

O IV Prêmio de Inovação Comunitária tem apoio do Itaú Social e prevê o investimento em 30 iniciativas comunitárias.