A BrazilFoundation tem o prazer de anunciar as 16 organizações selecionadas para receber apoio do Fundo de Empreendedorismo Negro e do Fundo de Equidade de Gênero    

7 de junho de 2023 • Publicado em Editais

Recebemos 730 propostas de todas as regiões do país  

Após criteriosa avaliação, temos a satisfação de anunciar as propostas selecionadas para receberem apoio do Fundo do Empreendedorismo Negro e do Fundo da Equidade de Gênero em 2023. Dezesseis organizações da sociedade civil (OSCs) de cinco estados e do Distrito Federal receberão, coletivamente, até R$ 4,9 milhões. Cada uma delas receberá R$ 150 mil no primeiro ano, com possibilidade de renovação do apoio por mais 12 meses, dependendo da avaliação dos resultados. 

Os Fundos Temáticos da BrazilFoundation promovem melhorias sistêmicas para diminuir as desigualdades socioambientais, raciais e de gênero no Brasil. Além disso, os Fundos Temáticos mobilizarão recursos adicionais para expandir o apoio a comunidades historicamente marginalizadas. 

O Fundo de Empreendedorismo Negro aborda o racismo econômico estrutural apoiando aceleradoras de negócios negros. O Fundo de Equidade de Gênero apoia iniciativas para fortalecer os direitos de mulheres, meninas e da população LGBTQIA+. 

Por mais de 23 anos, a BrazilFoundation tem apoiado OSCs que representam a diversidade étnica, racial, de gênero e geográfica do Brasil e promove justiça social e ambiental, oportunidades econômicas e equidade educacional. 

O processo de seleção da BrazilFoundation começa com uma chamada aberta de propostas. Uma lista restrita de projetos recebe visitas in loco, com critérios baseados em inovação, impacto e potencial de escalabilidade. Cada projeto é acompanhado de forma empática e recebe apoio para fortalecer sua capacidade institucional. 

Conheça as OSCs selecionadas:

Fundo de Empreendedorismo Negro

BlackRocks Startups – São Paulo, SP  

Casa Dharma – Rio de Janeiro, RJ 

Instituto da Mulher Negra Mãe Hilda Jitolu – Salvador, BA 

Instituto Feira Preta – São Paulo, SP 

Instituto Nacional de Negócios e Afroempreendedorismo – FUNAFRO – São Paulo, SP 

Fundo Agbara – Campinas, SP 

Move Cultura – Contagem, MG 

Movimento Black Money – São Paulo, SP 

Fundo de Equidade de Gênero

Associação Amigos da Vida – Brasília, DF 

Associação Brasileira de Enfermagem – Brasília, DF 

Associação Central de Cidadania – Serrinha, BA 

Associação Mulheres EIG – Evangélicas pela Igualdade de Gênero – São Paulo, SP 

Coletivo Feminista Sexualidade e Saúde – São Paulo, SP 

Comunema – Coletivo de Mulheres Negras Maria Maria – Altamira, PA 

Grupo de Apoio à Solidariedade – Belém, PA 

Grupo Ellos – Nova Iguaçu, RJ